"Uno de enero, dos de febrero, tres de marzo, cuatro de abril
Cinco de mayo, seis de junio, siete de julio, ¡San Fermín!
A Pamplona hemos de ir, con una media, con una media
A Pamplona hemos de ir, ¡con una media y un calcetín!"
Dia 07 de julho é Dia de San Fermín, patrono de Pamplona, uma cidade no norte da Espanha, parte do chamado "País Vasco", ou Euskadi. É onde acontecem aquelas famosas corridas com seis toros percorrendo a cidade, com pessoas meio loucas que vao junto com eles e às vezes se machucam... Acho que todos conhecem.
A verdade, é que a coisa menos legal de San Fermín é essa corrida! Ela é o "encierro", acontece às 8 da manha e serve para terminar a programaçao da noite anterior. Em geral, parece um grande carnaval: música, dança, quase todo mundo vestido com o traje típico (branco, com lenço vermelho no pescoço e faixa da mesma cor na cintura)... e muita gente enchendo a cara! Bem carnaval, nao é?
Mas nao é perigoso nao, máximo que acontece é encontrar gente dormindo pelos gramados, principalmente "borrachos" em poses artísticas! (um dia publico a coleçao de fotos que eu fiz deles, rs).
No fim a gente acaba com um monte de histórias engraçadas, dor nas pernas pelas andanças sem fim na cidade e muito sono pela noite sem dormir - nada que um banho e uma confortável cama nao resolvam!
Um comentário:
Bá, acho que não poderia existir melhor data para vc conhecer Pamplona! E eu não fazia mesmo idéia que a festa fosse esse grande carnaval, já que por aqui só ficamos sempre sabendo só das corridas de touros...
Postar um comentário