quarta-feira, 28 de julho de 2010

Touros na Espanha: o que fazer com eles?

Gostemos ou não, os touros são parte indissociável da cultura espanhola: quase todas as cidades do país os incluem em suas festas municipais, sejam em touradas, encierros (como nas mundialmente conhecidas Sanfermines) ou outras atividades de participação massiva, como os espantes. Mas não é algo que toda a população participe, e muitas vezes nem mesmo aprove: cada dia há mais defensores dos direitos dos animais posicionando-se de maneira contrária a essas atividades. 
Por exemplo, nos últimos meses vem ganhando grande projeção a discussão sobre o tema na Catalunha, que hoje se tornou a segunda comunidade autônoma da Espanha a proibir as corridas de toros, que nós conhecemos como touradas - a primeira foram as Ilhas Canárias, que têm a proibição vigente desde 1991. A decisão catalã, entretanto, tem impacto - afinal, Barcelona tem uma das maiores plazas de toros da Espanha e é uma das cidades mais visitas por turistas no país. Seria o início de uma reviravolta cultural castelhana?

Morando na Espanha, eu já vi touradas em plazas majestosas ou simplonas, fui às Sanfermines em Pamplona e participei de festas em cidades pequenas que incluíam brincadeiras com touros nas ruas. Sinceramente? Apesar de trágico, é um espetáculo muito bonito; mas ainda acho que é a parte menos importante da festa. Prefiro a música, a dança e a diversão tão típicas do spanish way of life que todos conhecemos que adoramos.
Com a devida liberdade de expressão, pra mim a maioria dessas festas é uma praticamente uma micareta - e os touros não fazem nenhuma falta.

Quem quiser pode conferir os detalhes desta votação, que aconteceu nesta manhã no Parlamento Catalão:
http://www.elpais.com/articulo/espana/Cataluna/prohibe/toros/elpepuesp/20100728elpepunac_1/Tes

OBS.: Os ecologistas de plantão que me perdoem mas, pessoalmente, acho que existem no mundo problemas muito mais relevantes - fome, desigualdade, violência de gênero, desemprego - para que haja tanta mobilização em torno desse assunto. Humanos serão sempre mais importantes que animais. 

3 comentários:

Gustavo Belli - Viajar e Pensar disse...

Questão polêmica, a crueldade é grande, porém existem outras maiores pelo mundo realmente. A festa é grande, música, é um grande acontecimento. Pela questão cultural e história também evoluem, até pouco tempo era um acontecimento matar Baleias.
A Farra do Boi aqui em Santa Catarina deixa a discussão muito frequente e viva, e as Touradas sempre são os argumentos defensivos de muitos.
Sinceramente tenho muito dúvida pela extinção das Touradas, porém certeza que é uma Crueldade.

Bá Conti - publicitariaeviajante.blogspot.com disse...

O problema é que a questão dessa decisão vai mais além do caráter ecológico; é uma forma de medir forças entre os catalães separatistas e os nacionalistas de direita (que se posicionam contra a proibição). Afinal, se a preocupação é com o touro, por que proibir apenas as touradas se na mesma Catalunha há festas populares em que se persegue a um espécime atado em uma corda ou com os chifres em fogo, que sofrem igualmente e acabam tendo que ser sacrificados?
É uma questão a se pensar.

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

A verdade é que a Espanha - e também outros países europeus, diga-se de passagem - tem MUITOS costumes culturais estúpidos e cruéis, e a tourada é um deles. E toda crueldade é imbecil. Mas você tem razão - existem outros problemas muito mais importantes no mundo pra se resolver, tanto de crueldades contra animais quanto, principalmente, contra seres humanos. O mais ridículo disso tudo é que as touradas tenham sido banidas UNICAMENTE da Catalunha - o que não faz, sejamos francos, nenhum sentido.