Como na maioria dos lugares onde de temperaturas extremas, a Europa é totalmente movida pelas estações do ano. Por mais óbvio que isso soe, nunca notei tanto a passagem dos meses como aqui. E não falo só do guarda-roupa, tudo muda: os costumes, a gastronomia, os horários e até mesmo o humor das pessoas. A Espanha é um claro reflexo disso: anoitece depois das 22h, a maioria das empresas reduz a jornada dos funcionários, as varandas dos bares ficam lotadas e o trânsito tranquilo pela quantidade de gente que tirou férias.
Outro fenômeno espanhol que pode ser registrado todos os anos tem nome: "canción del verano". Como se pode subentender, a canção do verão é a música que mais impacto provoca na sociedade durante estes meses do ano. É aquela que toca todos os dias no rádio, na festa, na discoteca, no mp3: normalmente tem letra simples, ritmo contagiante e refrão grudento e, mesmo que você não queira, invariavelmente vai acabar cantando. Não existe nenhuma eleição oficial, mas no fim da estação todo mundo sabe qual foi a (sua) música-tema daquele verão, que quase sempre fala de festa, alegria e praia.
Como depende muito da quantidade de vezes que foi tocada, muitas vezes a escolha é resultado de campanhas publicitárias de sucesso, como a adorável "Summercat", tema de Billie the Vision and the Dancers tocado à exaustão na campanha da Estrella Damm de 2009, e também pode ser quase inevitável, como o universal "Waka waka" de Shakira, impulsado pela vitória espanhola na Copa do Mundo do ano passado. Entre os hits também há registros impagáveis como a "Macarena", com a qual Los del río botaram todo mundo pra dançar em 1996 e "Ave María", que levou à fama a hispano-celebridade David Bisbal em 2002.
Neste ano, apesar da sensual "Rabiosa" de Shakira e da disco-lambada "On the floor" de Jennifer Lopez (ambas em parceria com o fenômeno Pitbull), a grande aposta do verão vem de mais longe: é o ritmo angolano "kuduro", que em bom português quer dizer isso mesmo que você está pensando, apesar da dança ser nada sensual (o que não se pode dizer do videoclipe hollywoodiano cheio de meninas em biquini, mas...).
"Danza kuduro" é uma parceria do francês Lucenzo, filho de portugueses, com o porto-riquenho Don Omar, e tem ficado em primeiro lugar na playlist das principais emissoras do país. Pode não ser uma grande obra-prima, mas é bacana ver a cultura africana conquistando seu espaço.
Então já sabe: se gostar, aproveite; senão, se tranque em casa. E desligue a TV!
Nenhum comentário:
Postar um comentário