Uma vez comentei que na Semana Santa na Espanha havia um clima semelhante ao do carnaval. Quando um espanhol leu meu texto, fez questão de me corrigir, e hoje eu acredito que ele tem plena razão: o carnaval espanhol, na verdade, não é a Semana Santa - são as festas das cidades.
Celebradas normalmente no dia da padroeira ou do patrono, as festas na maioria dos municípios acontecem no verão, aproveitando que os dias são mais longos e todo mundo tem mais vontade de sair pra rua – até as crianças, de férias, acabam indo dormir às 2 da manhã.
A programação das festas, seja em cidades grandes ou pequenas, sempre conta com shows, apresentações de arte nas ruas e espaços públicos, festivais de pinchos e, como não podia deixar de ser, touros.
Nas "Ferias y Fiestas de Salamanca", que começam amanhã, 07 de setembro, sempre têm destaque especial a “Feria de Día”, stands de alimentação espalhados pela cidade que trazem o melhor de cada bar aos visitantes. Divididas em 17 zonas da cidade, cada uma das 92 “casetas” têm um “pincho de feria”, que não se repete em nenhuma outra, e a dupla pincho especial+bebida (chopp/vinho) custará €1,80. Também haverá outras opções de comida e bebida (drinks, por exemplo), sempre com preços bastante acessíveis. A “Feria de Día” se inaugura hoje, às 20h, e termina no próximo dia 18.
Na Plaza Mayor, todas as noites de 7 a 15 deste mês contarão com apresentações musicais para todos os gostos, que vão desde o pop e rock a música clássica, passando por grupos de músicas típicas de diferentes origens, que constituem um festival chamado “Etnohelmántica”.
O “V Festival Internacional Artes de Calle” povoará as ruas da cidade de apresentações artísticas, circences e cômicas, que sempre despertam a atenção de todos e geram um comparecimento em massa.
Para mais informações, veja:
Programação completa das festas
Agenda de shows
Etnohelmántica
V Festival Internacional Artes de Calle
Feria de Día
Nenhum comentário:
Postar um comentário