quinta-feira, 28 de junho de 2007

A incrivel jornada... Destino 1: Paris


Bom, um pouquinho de como foi o processo: saí em fevereiro do Brasil, deixando família, amigos, emprego e uma vida bastante estável pra vir pra cá pra europa. O motivo eu nao sei explicar muito bem, curiosidade de conhecer outros países, pessoas e culturas, descobrir o mundo, estudar outra língua... um mixto de tudo isso - quem sente sabe bem como é!
Comecei por Paris, cidade luz, tudo de bom. Acho que todo mundo um dia deveria ir pra Paris. Sabe aquela coisa que todos deveriam ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore? Incluria na lista: "conhecer Paris".
E nao senti nada daquela coisa que se diz que os franceses sao antipáticos, esnobes, odeiam quem nao fala francês etc. Pra falar a verdade, falei quase sempre em inglês (meu francês é mignon, rs, se resume ao básico do básico) e sempre me trataram muito bem.
Alguns aspectos de Paris:
- Povo: os parisienses sao bonitos e cheios de estilo, sempre muito bem vestidos, arrumados e com penteados superfashion (às vezes até demais, confesso);
- Comida: Muito boa, principalmente os inesquecíveis crepes de nutella! E até hoje me arrependo de nao ter tido coragem de experimentar escargot...
- Paisagem: pra mim, a vista do topo do Arco do Triunfo é a mais bonita da cidade, ganhando da da Torre Eiffel (mais bonita na paisagem do que estando em cima dela). Mas também nao dá pra deixar de mencionar a vista do Louvre à noite e Montmatre, com a linda Sacre-coeur branquinha lá no topo... Imperdível: ver o Campo de Marte desde o Trocadero.
- Cultura: Louvre (gigante e interminável, com um acervo imenso e diversificadérrimo) e D'Orsay (meu preferido) sao paradas obrigatórias! Também nao tem como nao passar pela Place de Vosges e dar uma paradinha na casa do Victor Hugo... Além de Versailles, majestoso como ele só.
- Vi num filme e conheci: Pirâmide do Louvre (Código da Vinci - além de muitas igrejas), Moulin Rouge (idem), Cafe Des Moulins (Fabuloso Destino de Amelie Poulain), Corcunda de Notre Dame (a linda catedral)... muitos outros!
- Cena inesquecível: piquenique em Champ du Mars, com direito a queijo e vinhos franceses... e água Perrier!
Ah... tanta coisa... Afinal, "we'll always have Paris"...

Um comentário:

Mari Campos disse...

Também acho que Paris tinha que ser incluída na lista de "must do" de todo mundo. E voltar a Paris outras vezes é melhor ainda que a primeira vez. Curioso mesmo é que eu tive esse mesmo piquenique no Champ de Mars... hehehe