quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Mi Buenos Aires querido!

Terminei o ano com uma passadinha em BsAs... Cidade charmosíssima, meio América do Sul, meio Europa, com cafés e casas de tango por toda parte e uma mescla entre arquitetura tradicional e moderna.

A cidade é composta por bairros muito diferentes entre si, que parecem mais pequenos municípios independentes, de tão distintos que são. Como ir a Buenos Aires sem conhecer o Caminito? Não dá, assim como também não dá para se notar que aquela é uma parte mais pobre da cidade, que concentra basicamente nessa rua a visitação turística.


Para ver o que há de moderno, temos que ir a Puerto Madero, com suas pontes e seus edifícios comerciais, além de seus restaurantes. Vá também ao Obelisco, e aproveite para atravessar várias vezes a 9 de Julio, a maior avenida do mundo.
Se você quer ver o lado mais hype, visite Palermo, conheça suas lojas modernas e os estabelecimentos com gastronomia "de autor".
De noite, um barzinho cai bem? Dê uma passadinha em Las Cañitas, "o novo Palermo", veja a gente na rua, as decorações diferenciadas e note o agito que rola por ali - ainda que no fim da noite o bacana é voltar pra Puerto Madero pra dançar.
Visite os museus da cidade, com destaque para o de Bellas Artes e o Malba (onde está o Abaporu, da Tarsila do Amaral). Aproveite que está pelos arredores e dê uma olhada no Parque de la Flor e decida o que acha da gigantesca flor metálica que se abre e fecha no decorrer de cada dia.

Também não se deve abrir mão do espírito político da cidade: veja a Praça de Maio, onde se reuniram tantas mães desesperadas e ainda se reúnem manifestantes de todos os tipos; presenciei uma passeata que atravessou toda a Avenida de Maio até a praça - organizadíssima, diga-se de passagem.
Outras coisas que devem fazer parte de um roteiro em BsAs:
- Pare várias vezes nos cafés e não deixe de experimentar os alfajores Havanna, dos melhores que já experimentei;
- Vá a um show de tango (dê uma pesquisada para não ir naqueles excessivamente turísticos);
- Visite as lojas de decoração, com produtos a preços ótimos;
- Jante num restaurante modernoso e aprecie a boa gastronomia;
- Perca-se pela cidade: a pé, de metrô, de ônibus, de táxi (todos os meios de transporte são muito mais baratos). Ande, veja a paisagem, olhe as pessoas... sinta-se parte de BsAs!

O melhor e o pior da cidade:
O melhor é trocar nosso dinheiro por pesos... com a cotação tão favorável, você se sente quase rico! hehe
O pior é pensar que sempre esteve aqui do lado e eu ainda não conhecia!

Por isso, se for a Buenos Aires... qué lo pases bien!

Nenhum comentário: