domingo, 28 de março de 2010

A Semana Santa na Espanha

Datas festivas tem diferentes graus de importância em cada cultura, disso não há dúvida; mas é interessante considerar que a Semana Santa seria, aqui na Espanha, o equivalente ao nosso... Carnaval.
Não, não estou dizendo que as pessoas saiam por aí fantasiadas cantando marchinhas, mas a importância sociocultural é mais ou menos a mesma. É o feriado em que os amigos aproveitam para se reunir nas cidades pequenas em que foram criados e a qual os estudantes e trabalhadores esperam ansiosamente por uns dias de descanso. Aqui o domingo de Páscoa é o auge deste feriado prolongado, e o coelhinho que traz chocolate, um mero coadjuvante.
É uma festa religiosa? Sim, e muito! Todos os dias há uma ou mais procissões que povoam as ruas, de maneira superorganizada, e toda uma multidão que sai de casa para assistir. Mas também é uma ocasião social, em que as associações religiosas – ou confrarias – se encontram e reafirmam seu compromisso de participação na respectiva procissão (muitas vezes se usa um capuz para disfarçar a identidade do participante, mas é muito comum ouvir a senhoras comentando que o filho é de tal confraria, e a sobrinha daquela outra etc.), como também celebram a unidade grupo, normalmente com um café da tarde ou lanche na casa do presidente da confraria naquele ano. Faz parte também comparar a presidência de um ano com a dos anteriores, claro – ou mesmo a qualidade do lanche.
Quem não liga muito para o caráter religioso deixa de lado as procissões e missas e aproveita o lado “carnal” da festa: reuniões com os amigos regadas a jamón e vinho – se acontece em uma bodega, ainda melhor! Uma bodega é uma espécie de caverna subterrânea que, por ser escavada na pedra, possui uma temperatura sempre um pouco baixa, ideal para o armazenamento de vinho. Muitas famílias tem a sua própria, organizada e mobiliada, e a utilizam para reunir-se e fazer refeições esporádicas por ali; alguns jovens chamam todo o grupo de amigo para uma pré-balada mesmo.
Seja você religioso ou não, a Semana Santa é um acontecimento na Espanha, e merece ser conhecido. Não perca a oportunidade!

Saiba mais sobre a Páscoa na Espanha aqui.

Nenhum comentário: