sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Las Águedas e suas contradições

Eu sempre achei interessante a capacidade que temos de converter festas de motivação religiosa em verdadeiras gandaias populares - ou vice-versa. Aqui na Espanha, uma que sempre chamou minha atenção é o Lunes de Aguas, como já contei aqui. Outro é Las Águedas - já ouviu falar?
Em 05 de fevereiro se celebra o dia de Santa Águeda. Nascida na Sicília no século III d.C., Águeda era uma jovem virgem de família rica que se havia consagrado a Cristo. O cônsul romano Quintiliano, apaixonado pela moça, se sentiu ofendido pela falta de reciprocidade dela e a denunciou como cristã - na época, os cristãos sofriam uma grande perseguição pelo imperador Décio.
Por isso, Águeda foi submetida a torturas e humilhações, culminando com a extirpação de seus seios, que ela leva em uma bandeja em suas imagens, levando-a ao martírio no ano de 254. 
A data se converteu num símbolo da importância feminina e contra o domínio masculino, sendo celebrada em muitas cidades espanholas por inúmeras mulheres com roupas e danças típicas - em alguns povoados, além das celebrações religiosas e procissões, se acendem fogueiras e se chega inclusive a passar o governo da cidade para uma "prefeita honorária" durante 24 horas.
Mas nem tudo é tradição: a festa também se modernizou.
Hoje em dia, em muitas cidades, a noite de Las Águedas é justificante pra deixar namorados e maridos em casa e sair com as amigas para uma balada só de meninas. Muitos bares e hotéis se especializam na clientela feminina na data, e cartazes nas vitrines anunciam com semanas de antecedência a programação da festa, incluindo descontos e promoções especiais pra mulherada, além de striptease masculino.
O que será que a santa ia achar disso, hein?

2 comentários:

*Cris*Rosa-dos-Ventos* disse...

A modernidade é louquinha pra profanar o sagrado.... heheh
Beijosssaudadesssss

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Pobre santa ;-)