terça-feira, 11 de outubro de 2011

80 anos de braços abertos sobre a Guanabara

Fonte da imagem: www.cristo80anos.com

Já sabemos que ela é a “cidade maravilhosa, cheia de encantos mil”, mas um encanto mais que especial estará em festa: amanhã, 12 de outubro, o Cristo Redentor completa 80 anos abrindo os braços para o Rio de Janeiro e todos aqueles que o visitam.
Símbolo da capital carioca, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno em 2007 e em 2009 declarado patrimônio histórico e artístico do Brasil, o monumento teve sua construção planejada como comemoração do centenário da independência do país, em 1922, sendo inaugurado somente nove anos depois. Com 30 metros de estátua e 8 de pedestal, a imagem ergue-se a 710 do solo e pode ser vista de praticamente qualquer parte da cidade. Os idealizadores da obra foram o arquiteto e engenheiro Heitor da Costa e Silva e o então arcebispo do Rio D. Sebastião Leme, contando com o apoio do escultor francês Paul Landowski, responsável pelo planejamento do rosto e das mãos.
Ao longo destes 80 anos, o monumento já recebeu visitas ilustres como o papa João Paulo II, Albert Einstein, Getúlio Vargas, o rei Albert da Bélgica, a princesa Diana e o presidente estadunidense Barack Obama. Anualmente, o monumento recebe cerca de 700 mil visitas, que também viajam no bonde do Corcovado, inaugurado por D. Pedro II em 1884.
Para festejar a data foram planejadas inúmeras atividades, incluindo sobrevôo da esquadrilha da fumaça, apresentações musicais e um bolo de oito metros de altura, um por cada década cumprida. A programação completa pode ser conferida aqui.
O projeto “Cristo Redentor 80 anos” fez um concurso para escolher a música-tema do aniversário; entre os cerca de 2000 participantes, a eleita foi “Redentor”, dos DJs Mam e Rodrigo Sha, que será executada durante as comemorações (e pode ser escutada aqui).
E “o Rio de Janeiro continua lindo”. Sempre.

Conheça um pouco mais da história do monumento.

2 comentários:

Pedro Richardson disse...

Puxa, mostraram parte das celebrações aqui na TV britânica. Me deu um pouco de nostalgia, pois sou fã de carteirinha do monumento e da vista lá de cima...

Adorei ler o post!

Silmara Colombo disse...

E acredite, minha cidade no interior de São Paulo está há mais de 3 anos tentando terminar uma estátua do Cristo que dizem ficará maior que a do RIo de Janeiro. Fazer o quê? Delírios dos administradores. Feliz 2012!