segunda-feira, 9 de julho de 2007

Siete de julio, ¡San Fermín!


"Uno de enero, dos de febrero, tres de marzo, cuatro de abril
Cinco de mayo, seis de junio, siete de julio, ¡San Fermín!
A Pamplona hemos de ir, con una media, con una media
A Pamplona hemos de ir, ¡con una media y un calcetín!"

Dia 07 de julho é Dia de San Fermín, patrono de Pamplona, uma cidade no norte da Espanha, parte do chamado "País Vasco", ou Euskadi. É onde acontecem aquelas famosas corridas com seis toros percorrendo a cidade, com pessoas meio loucas que vao junto com eles e às vezes se machucam... Acho que todos conhecem.
A verdade, é que a coisa menos legal de San Fermín é essa corrida! Ela é o "encierro", acontece às 8 da manha e serve para terminar a programaçao da noite anterior. Em geral, parece um grande carnaval: música, dança, quase todo mundo vestido com o traje típico (branco, com lenço vermelho no pescoço e faixa da mesma cor na cintura)... e muita gente enchendo a cara! Bem carnaval, nao é?
Mas nao é perigoso nao, máximo que acontece é encontrar gente dormindo pelos gramados, principalmente "borrachos" em poses artísticas! (um dia publico a coleçao de fotos que eu fiz deles, rs).
No fim a gente acaba com um monte de histórias engraçadas, dor nas pernas pelas andanças sem fim na cidade e muito sono pela noite sem dormir - nada que um banho e uma confortável cama nao resolvam!

Um comentário:

Mari Campos disse...

Bá, acho que não poderia existir melhor data para vc conhecer Pamplona! E eu não fazia mesmo idéia que a festa fosse esse grande carnaval, já que por aqui só ficamos sempre sabendo só das corridas de touros...