terça-feira, 24 de agosto de 2010

Balconing: a pior moda do verão europeu






O verão europeu sempre lança moda entre os jovens: a nova música que não sai da cabeça, aquela balada em que todo mundo quer ir, a praia hype da estação, as roupas que as meninas ficam loucas por comprar...

Infelizmente, o verão 2010 lançou na Espanha a pior das modas: o balconing. Além de sem sentido, vem se mostrando incrivelmente capaz de ganhar novos adeptos... e cada vez mais fatal.
Para quem ainda não conhece o termo, balconing é o nome que foi dado pra prática alcoólico-esportiva do momento nas Ilhas Baleares (Espanha): nos hotéis dessa região praieira tão adorada pelos estrangeiros, saltar de uma varanda a outra, ou da varanda para a piscina. A idéia, que por si só já é arriscada, piora bastante considerando a situação em que se encontram os praticantes, quase sempre recém-chegados da balada e sob os fortes efeitos do consumo excessivo de álcool e/ou de drogas. Quem não tem coragem para se jogar na piscina participa atirando da sacada os móveis ou eletrônicos do hotel.
Os danos também se expandem às famílias - os pais de um jovem de Portsmouth (Inglaterra) que estava de férias em Maiorca tiveram que fazer uma campanha para arrecadar os €18 mil necessários para levá-lo de volta à casa em um avião com estrutura médica - o infeliz, antes de pular, não pensou no fato de não ter comprado seguro-viagem.
A idéia não é nova - há quem diga que o balconing começou a ser "praticado" há quase dez anos -, mas a dimensão do fenômeno neste ano é impressionante, seja pela quantidade de feridos ou mortos (em 2010 já são 11 falecimentos e aproximadamente 80 feridos graves) ou pelo incrível número de vídeos enviados diariamente ao Youtube - inclusive alguns meios afirmam que está é uma das principais razões do seu sucesso atual. Diz-se que o perfil do praticante é jovem entre 18 e 20 anos, inglês ou alemão, porém os vídeos (e as estatísticas) mostram que muitas outras nacionalidades também aderiram.

Você, que vai pra praia, aproveite muito este verão: abuse dos banhos de mar, saia de festa, faça amigos e paquere muito.
Mas repita comigo: BALCONING? NÃO! 
Não deixe que uma idéia tonta estrague as férias de todos.  

Nenhum comentário: