sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Salamanca ganha sistema de empréstimo de bicicletas

Essa semana foi inaugurado o SALENBICI ("sai de bicicleta"), serviço de empréstimo de bicicletas da cidade de Salamanca. A iniciativa, já presente em outras cidades espanholas, chega aqui com grande potencial de aceitação: além de grande população universitária, a Salamanca tem ciclovias amplas e bem articuladas, que garantem que o ciclista tenha acesso às principais áreas da cidade. 
Os motivos do projeto estão mais que claros: fomentar a qualidade de vida e estimular a prática do esporte diminuindo assim a utilização de automóveis, e consequentemente reduzindo níveis de contaminação e ruído.
O sistema de funcionamento é muito simples: basta cadastrar-se em um dos pontos autorizados na cidade e, de posse do seu cartão de membro, ir a uma das estações de aluguel e retirá-la seguindo os procedimentos da máquina automática. O único senão é a taxa de cadastramento: €20 pelo período de um ano.
Poderá participar qualquer pessoa maior de 14 anos, sendo o único pré-requisito ter um celular - que, além das máquinas automáticas, pode ser usado como ferramenta para autorizar a retirada de uma bicicleta.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 22h, e das 10 às 22h em fins de semana e feriados.
Para outras informações, acesse a página do serviço ou veja seu perfil no facebook.

Nenhum comentário: