terça-feira, 8 de março de 2011

Museu do Prado celebra o Dia Internacional da Mulher com itinerário focado no poder feminino

Fonte da imagem: www.museodelprado.es

O Dia Internacional na Mulher deste ano ganha ares artísticos na capital espanhola. O Museu do Prado, em Madri, disponibiliza na data de hoje um novo itinerário audioguiado que tem como temática a importância da presença feminina nas Casas Reais do país, de Isabel I até María Cristina de Habsburgo-Lorena. Batizado “Las mujeres y el poder en el Museo del Prado” (“As mulheres e o poder no Museu do Prado”), a iniciativa é parte integrante do Festival “Ellas Crean” (“elas criam”).
Além de permitir ao visitante “dar um rosto” a personalidades históricas da Espanha, a iniciativa também objetiva resgatar, através de pesquisas, mulheres com atividade política que acabaram esquecidas. O itinerário também pode ser acessado online, através do site do museu.
Amanhã, às 19h, o museu receberá em seu auditório a conferência Género y museos: creación y protagonismo histórico de las mujeres a través del arte (“Gênero e museus: criação e protagonismo histórico das mulheres através da arte”), realizada por três pesquisadoras da Universidade Complutense de Madri. A entrada é gratuita.
No próximo verão europeu, será apresentado o segundo itinerário de gênero, “Los trabajos de las mujeres” (“o trabalho das mulheres), agora focado nos papéis femininos no universo trabalhista, em função dos discursos do gênero dominante, complementando o roteiro deste 08 de março.
O itinerário online pode ser acessado aqui (em espanhol ou inglês).

Nenhum comentário: