segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Novas regras para a entrada de turistas espanhóis no Brasil e suas incongruências


Ministério de Relações Exteriores brasileiro divulgou que, a partir do próximo mês de abril, entrarão em vigor novas exigências para os turistas espanhóis que quiserem entrar em terras tupiniquins. 
Supostamente embasado por um princípio de reciprocidade (isso é, uma parte passa a oferecer à outra o tratamento que julga receber), a Polícia Federal modificará os critérios necessários para a entrada de visitantes procedentes da Espanha em nosso país. 
As novas medidas, que podem ser conferidas na página do Consulado Geral do Brasil em Madri, são:
1. Possuir passaporte com mais de seis meses de validade;
2. Apresentar passagens aéreas de ida e volta com datas confirmadas;
3. Comprovar recursos financeiros para manutenção própria durante a estadia no país de no mínimo R$170/dia, demonstrada através da apresentação do cartão de crédito e sua última fatura;
4. Comprovar hospedagem: apresentar justificante da reserva (paga) de hotel ou, no caso de estadia em uma residência, carta-convite de um residente assinada e reconhecida em cartório, acompanhada de um comprovante de residência do anfitrião.    
Além disso, também se recomenda a aquisição de seguro de saúde com direito à hospitalização/repatriação.
Apesar de que algumas de essas normas serem conselhos que eu daria para qualquer amigo espanhol que quisesse aventurar-se em território brazuca, sinceramente me parece muito infantil por parte do governo brasileiro tomar esse tipo de medida que, apoiando-se num suposto princípio de reciprocidade, nada mais é do que uma ação de retaliação à Espanha. Sim, houve casos de cidadãos brasileiros barrados na imigração. Na Espanha, nos EUA, na Inglaterra, no Canadá... E aí, vamos dificultar a entrada dos turistas de todos esses países? Alguém acha mesmo inteligente impedir a vinda de todos esses turistas, cujo dinheiro vale muito mais do que o nosso, que vem ao nosso país fazer compras e movimentar a nossa economia?
Os nacionalistas-ufanistas que me perdoem, mas... tem hora que não dá pra entender o que o Brasil faz. Todos amamos nossa terra, "não desistimos nunca", mas não podemos negar nosso histórico internacional: inúmeros imigrantes ilegais espalhados por todo o mundo, recordes de prostituição em território internacional, somos famosos por aceitar bicos e, com nosso "jeitinho", realizar atividades econômicas sem contrato que são passíveis de penalização pela justiça internacional.
Outra coisa: em todos os casos divulgados pela imprensa, não consegui encontrar um único caso de um viajante brasileiro que tivesse sido barrado pura e simplesmente por preconceito, ou seja, por causa da sua nacionalidade. Um dos primeiros casos de que eu me lembro, aliás, era uma menina que dizia estar indo fazer um curso, mas não tinha passagem de volta, nem comprovante de inscrição, cartão de crédito ou dinheiro. E o país inteiro chocado com a "coitadinha" que foi barrada pelos policiais malvados.
Gente, convenhamos: eu viajo à Espanha pelo menos uma vez ao ano e nunca, NUNCA vi um brasileiro que tivesse a documentação em ordem tendo problemas. Aliás, a imigração estadunidense e a inglesa são muito mais exigentes, e ainda assim jamais escutei um caso de alguém que estivesse de posse dos documentos corretos com dificuldades para passar na imigração. Claro que um ou outro caso deve ter acontecido, e esses casos devem ser investigamos a fundo pela polícia federal de cada país para que não voltem a se repetir. Somos um país em crescimento, com aumento do poder aquisitivo dos cidadãos, que olham os preços das viagens nacionais e escapam sem pensar duas vezes para destinos internacionais. Precisamos ganhar respeito ante os olhos dos outros países.
Certo. Mas isso justifica dar um passo atrás e dificultar a entrada de estrangeiros em um país cuja economia depende do turismo? E cada vez mais vai depender dos turistas internacionais? 
Não. Não é assim que se impõe respeito. E, principalmente, não assim que se ganha respeito... até porque, um país que age assim não demonstra merecê-lo.
Brasil, investe na qualidade da infraestrutura turística desse país, capacita seus trabalhadores, dinamiza sua malha viária e aérea. Amplia sua oferta cultural, disponibiliza gastronomia de qualidade a um preço justo, assim como hospedagem e outros serviços turísticos.
Brasil, “mostra a tua cara": mostra aquela cara bonita que todo mundo gosta de ver, aquele gingado hipnotizante e aquele brilho nos olhos que só você tem.
Que faz o turista vir, gastar, gostar, e voltar.
Que gera emprego, e gera orgulho.
E gera respeito. 

Leia mais opiniões sobre o tema:

8 comentários:

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Uma vergonha. Só mesmo alguém muito ufanista pra achar que uma decisão desse tipo é válida. Sonho com o dia em que entenderemos por aqui que turismo de estrangeiros no Brasil é business e não diplomacia.

Marcie disse...

Comportamento de hora do recreio no jardim da infância! Como se o Brasil pudesse se permitir dificultar a vinda de estrangeiros...!

Como disse a Mari, uma vergonha!

Lilian disse...

Sinceramente, dependendo do ¨turista¨tem que restringir sim! Sabe quanta gente conheci aqui na Espanha que foi ao Brasil e ficou 1, 2, 3 anos morando ilegal? Fazendo trabalhos informais nas praias do NE. Um monte de jovens loucos por fugir da crise daqui e a grande propaganda que BR é o país das oportunidades...

Anônimo disse...

NÃO ME DEIXANDO LEVAR PELAS PALAVRAS DOS AMIGOS "BRASILEIROS" ACIMA, ACHO Q VCS ESTÃO COM MENTES SUBDESENVOLVIDAS, SE QUISERMOS RESPEITO TEMOS Q IMPO-LO, JÁ QUE NÃO NOS ESTÃO IMPONDO, QUER DIZER Q SE TEM DINHEIRO PODE PAGAR E ENTRAR? ME DESCULPE,MAIS VCS TEM PENSAMENTOS PEQUENOS, E ELIAM RELATOS DE BRASILEIROS Q ESTÃO SENDO BARRADOS MESMO COM TODOS OS DOCUMENTOS EM BARAJAS. SIM O BRASIL TEM Q MUDAR MUITO,MAIS TEMOS QUE COMEÇAR...

Alessandra disse...

Uma senhora idosa de 77 anos de idade foi retida no aeroporto da espanha... quando chegava do Brasil com a neta para visitar a famnilia...isso e inadimissivel nos os brasileiros somos tratados como lixo... e os turistas quando chega em nosso pais "seja bem vindos e volte sempre" que as autoridades Brasileiras posso fazer valer a sua palavra e dar aos turistas espanhois o mesmo tratamento dado aos turistas Brasileiros quando chega em terras internacionais!!! "o pior" o Brasil sempre foi taxado como a casa da mae juana onde todos chegam e fica... pois a imigracao no Brasil nao e rigida como se deveria ser... NOS OS BRASILEIROS ESTAMOS CANSADOS DE SER TRATADOS COMO LIXO OU BANDIDO POIS E ISSO QUE SOMOS PARA ELES QUANDOP CHEGAMOS NA EUROPA... QUE O bRASIL TOME PROVIDENCIAS CABIVEIS JA

Tony disse...

"A senhora Dionísia Rosa da Silva, de 77 anos, que ficou retida no aeroporto de Barajas, na Espanha, quando tentou entrar no país ao lado da neta, retornou nesta quinta-feira (8) para o Brasil, segundo informou o Consulado brasileiro em Madri ao G1. Dionísia pretendia visitar os familiares e estava desde segunda-feira no aeroporto, pois, segundo o consulado, não tinha uma carta convite obrigatória para quem ingressa no país com hospedagem na casa de alguém. A neta de Dionísia está regular no país.De acordo com o consulado, que diz ter acompanhado todo o processo, sua filha e genro "residem na Espanha de forma ilegal e têm ordem de expulsão", e, portanto, "não puderam ir a uma delegacia para fazer a 'carta-convite' que é exigida para que um estrangeiro que vá se alojar em casa de parentes possa entrar na Espanha".Ainda segundo o consulado, "foram oferecidas pelas autoridades espanholas duas possibilidades: ou comprar passagem para volta imediata, ou esperar pelo próximo vôo da Air China (pela qual tinha vindo) dentro de três dias, ou seja, até hoje pela manhã, sem custo adicional. Segundo as autoridades, ela preferiu a segunda opção, e retornou hoje (dia 8) pela manhã."

Bá, é uma luta perdida. As pessoas não querem assumir as responsabilidades pelos seus atos. É muito mais fácil botar a culpa nos outros. Eu esperava ver alguém questionando como uma neta embarca uma pessoa idosa sabindo do risco que corria. Não, a culpa é do oficial de inmigração por aplicar a lei.

Bá Conti - publicitariaeviajante.blogspot.com disse...

Pessoal, opiniões à parte, um esclarecimento no caso da idosa barrada em Madrid: segundo a notícia publicada no UOL (ver link abaixo), a filha e o genro estavam na Espanha de forma ilegal, por isso não quiseram redigir a carta convite exigida.
Além disso, a espera de 3 dias seria uma escolha da própria senhora, já que seria o primeiro voo de volta da companhia em que comprou a passagem.
A matéria completa pode ser lida aqui: http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2012/03/08/idosa-proibida-de-entrar-na-espanha-esta-a-caminho-do-brasil-diz-consulado-geral-em-madri.htm

Anônimo disse...

Eu adorei....Hamurabi que foi um grande estadista e diplomatico no seu tempo ja aplicava a maxima..."OLHO POR OLHO...DENTE POR DENTE"Parabéns Brasil...Estamos criando vergonha na cara!Detalhe:Vivo no mundo ha 25 anos,nunca fui barrada,nunca fui ilegal,respeito a lei dos paises em que moro!E por favor Espanha(onde tb vou ha 25 anos) so' cresceu as custas de outros paises europeus.
E para estes brasileiros que acham que o Brasil aplicando a lei esta errado,mudem para la e ensinem estes mesmos principios aos espanhois!Agora so' espero que a Policia Federal faça mesmo seu trabalho...Até que enfim!Valeu Brasil!