quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Momentos da vida de um viajante


Depois de começar a viajar e admitir - sim, eu me rendo, é viciante -, percebi que os futuros períodos da minha vida, quando eu não estivesse ocupada descobrindo um novo destino por aí, seriam divididos entre pré e pós-viagem.
Todos os três períodos são, sem dúvida, deliciosos. Por mais que sempre demos mais valor a viagem em si (os lugares, as pessoas, as descobertas...), antes e depois da nossa epopéia também são muito proveitosos.
O pré-viagem inclui a avaliação das possibilidades e decisão do destino, local de hospedagem, definição do tempo de viagem, época do ano que iremos e o que isso influi no local onde estaremos, bagagem que levaremos, etc etc etc. Para os viajantes mais experientes, implica também em um investimento de tempo em pesquisa, buscando em revistas, livros, Internet e interrogando a amigos e conhecidos sobre aquilo que o lugar tem de melhor.
O pós envolve rever nossos entes queridos e compartilhar com eles tudo o que vivemos, mostrar fotos e entregar presentes de viagem. Se estivemos por um período de tempo mais largo fora de casa, inclui também uma atualização daquilo que aconteceu ali desde que você saiu, não importante o suficiente para que fosse contado durante a viagem, mais ainda assim relevante.
Entendi que as viagens serão, portanto, não só parte da minha vida daqui por diante, como também confundidas com ela própria... Uma vez viajante, sempre viajante.

Nenhum comentário: