terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Entardeceu, sino tocou... Dia de Reis enfim chegou!

Foi-se o tempo em que um famoso menino ficou contente quando visitantes lhe trouxeram ouro, incenso e mirra; hoje em dia, as crianças que fazem seus pedidos aos Três Reis Magos só querem saber de videogames de última geração, bonecas independentes e robôs que praticamente brincam sozinhos.
Apesar da predominância quase universal do Papai Noel como o bom velhinho que vem trazer os presentes para quem se comportou durante o ano, nos países de influência hispana quem reina mesmo (ops, trocadilho inevitável) são Baltasar, Gaspar e Belchior (ou Melchior). Aqui na Espanha, por exemplo, a data do recebimento dos presentes é 6 de janeiro, e também de passar o dia na companhia da família e comer o "Roscón de Reyes", um bolo com frutas caramelizadas que costuma vir com brindes dentro - que dependendo de onde se comprou, podem ser brinquedos, notas de dinheiro, eletrônicos ou até mesmo viagens. 
Na noite anterior, grande parte da cidades tem a sua "Cavalgada dos Reis Magos", que é seguida por grande parte da população, adultos e crianças, e nas grandes cidades se converte em verdadeiros espetáculos - além de farta distribuição de balas. Uma das mais famosas é a cavalgada de Madri, que sempre se detaca pela grandeza e capacidade de atração popular. Neste ano, o desfile começa às 18h30 no Paseo de la Castellana, passando também por outros pontos emblemáticos da cidade e termina às 20h45 na Plaza de Cibeles. Antes da chegada dos reis, a mesma praça receberá o espetáculo "Tres Hombres Buenos", com direito a piano suspenso a 8 metros de altura, músicos, bailarinos e show de luzes.  
Em Salamanca, a 2h30 da capital, o desfile terá quatro carros alegóricos, e as três altezas do Oriente virão acompanhadas de mais de 250 figurantes. Acompanhando a comitiva, sete grupos de artistas da região animarão o público, ajudando a encarar o friozinho e a garoa, que não devem espantar ninguém da festa. Desde o período da manhã as ruas já terão novas regras de estacionamento e tráfego, e polícia pede que uso do carro seja evitado, já que a partir das 16h todos os ônibus da cidade serão gratuitos.
O desfile começa às 19h no Parque de la Alamedilla, onde também terá seu encerramento, mas o momento mais esperado é a chegada à Plaza Mayor, onde os reis farão seu tradicional discurso aos pequenos (e aos já nem tão pequenos assim).
Somente nas 9 capitais da Comunidade de Castilla y León (Salamanca incluída) serão distribuídas 30 toneladas de balas. Vai perder?


Outras informações:
http://www.fiestas-de-madrid.com/cabalgata-reyes-madrid.htm
http://www.verquehacer.com/index.php/agendacultural/otrasactividades/cabalgata-de-reyes-magos-2011.html


*Citação no título: "Dia de Reis" (Comp.: Marco Silva Cunha/Joimar Santos)

Um comentário:

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Pode comer todas as balinhas, mas guarda um naco do Roscón de Reyes pra mim? Com brinde dentro, claro ;-)