segunda-feira, 14 de março de 2011

Menu de 2 euros? Só em Portugal, ora pois!



Época de crise é difícil, todo mundo sabe: cresce o desemprego, sobem os preços e todo mundo começa a fazer mais contas antes de desembolsar verba, principalmente se for pra gastar em supérfluos.
Mas, para o bom comerciante, crise também pode ser sinônimo de bons negócios. Um exemplo é o restaurante Komes?, em Chaves, norte de Portugal.
Além da cidade, na fronteira com a Espanha, ser fofíssima, o passeio ofereceu uma coisa que eu nunca tinha visto: um menu de 2 euros!
Sim, você leu certo: DOIS EUROS - o que em muitas cidades européias é o preço de um café com leite aí era suficientes pra uma refeição.
Os planos iniciais não eram de almoçar por lá, mas depois de ver o cartaz da oferta eu me senti obrigada a testar o restaurante... E não é que a comida era ótima?




Assumo que a princípio minha frescurite me vez olhar duas vezes antes de entrar, mas passando a porta e vendo aquele ambiente moderninho de paredes coloridas e cheio de gente jovem, era impossível não querer estar ali!
Em primeiro lugar, eu adoro menus: é ótimo ter comida + bebida + sobremesa por um preço único, e acho uma pena que o Brasil não entre nessa onda. Normalmente os restaurantes oferecem várias opções e diversas faixas de preço, e você escolhe a que mais te interessa. Sem dúvidas, sem surpresas na conta, é melhor pedida, não dá problemas nem quando você não conhece bem o idioma. São opções comuns nos restaurantes da Espanha, França e Portugal, principalmente.
Nesse caso, o menu era composto por prato + bebida + sobremesa.
Testamos as duas opções de prato: lombo assado com batatas e espaguetti à bolonhesa. 



A proporção era pra faminto nenhum botar defeito.


Para beber, a escolha era entre vinho, suco, refrigerante ou água.
Depois desse pratão, pensei que a sobremesa seria um iogurtinho de supermercado. Que nada! Entre as muitas opções (sete, se não me engano), todas caseiras, os escolhidos foram mousse de chocolate e de manga. 
De-li-ci-o-sas!


Resultado da experiência: satisfação por uma moedinha!
Esse milagre da economia tem um detalhe: a oferta do "menu estudante" só é válida às segundas-feiras; nos demais dias da semana, sobe para a fortuna de TRÊS EUROS.
Cá entre nós: nada como uma boa crise, não? ;)




E, quando a experiência é boa, a propaganda é grátis:
Komes? O K? O k tu kiseres
R. Direita, 199, Chaves - Portugal

3 comentários:

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

ai, me leva!!!!

Carol Wieser disse...

Nossa que vergonha... faz tanto tempo que não passo por aqui que quase não reconheci o blog :)
Tá mudado, tá bonito... parabéns!

Mas não acreditei em menu de 2 euros... continuo não acreditando... é muito barato!

Beijos

Carmem Silvia disse...

Eu também acho menu muito civilizado! E a 2 euros então... Pena que eu não tenha visto isso quando fui a Chaves.
BTW, o novo layout tá lindo!