sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Destino 3: ¡Salamanca!


Salamanca: um lugar que é tudo de bom!
Apesar de ter chegado aqui num dia com certos percalços no aeroporto de Londres e com o transporte público de Madrid (de domingo quase nao tem trem pra Salamanca entao tivemos q ir até a estaçao de ônibus pelo metrô, e isso com malonas é umam missao um tanto quanto difícil), foi uma cidade que de cara já nos identificamos.
De verdade, depois de poucos dias já estávamos nos sentindo em casa - ainda que no começo tenha sido um certo sufoco falar em espanhol, língua que nunca tinha estudado e de repente era obrigada a falar com todos - e, querem saber? Imersao é mesmo o melhor jeito de aprender um idioma!
Alguns aspectos de Salamanca:
- Povo: os salmantinos sao muito simpáticos e bastante diretos (às vezes vc tem a impressao de que esao sendo grossos, mas nao estao nao, só nao sao muito dados a rodeios), falam bastante (imaginem se nao me identifiquei!) e o único senao sao alguns penteados que estao na moda aqui, que às vezes me fazem lembrar de Tina Turner no começo dos anos 90... felizmente, nao sao muitos;
- Comida: Muuuuito boa!! Tortilla, paella, muitos frutos do mar (destaque pra camarao e polvo), só às vezes pecando por cozinhar com bastante óleo - a verdade é que nao sao tao maníacos por saúde como nós somos e por isso aproveitam mais a vida. Melhor fator culinário da Espanha: as tapas! Sao como raçoes individuais de comida que vc escolhe quando pede uma bebida em um bar (com freqüência já inclusa no preço da bebida), e tem de tudo, desde qualquer coisa sobre uma rodela de pao (carne, camarao, tortilla...) até porçoezinhas deliciosas (a minha preferida é de "patatas bravas", batatas fritas em pedaços grandes com um molho picante... hum... que delícia!)
- Paisagem: Indiscutível: a Plaza Mayor mais bonita que eu já vi - à noite, é uma vista inesquecível. A cidade é cheia de edifícios antigos maravilhosos, construídos com uma pedra tìpica daqui que, por causa da grande quantidade de ferro, tem uma cor quase dourada, linda! Pra quem gosta de arquitetura, um prato cheio. As duas catedrais da cidade, vistas de qualquer parte, sao incríveis (principalmente quando observadas do "Puente Romano").
- Cultura: tem muitos museus e espetáculosn, teatro, música, dança... Sempre tem alguma coisa acontecendo! Na "Oficina de Turismo" distribuem uma revistinha com os acontecimentos do mês, mas normalmente os grandes acontecimentos sao comentados por todos (como um festival de música que mobilizou a cidade em junho).
- Estudo: a cidade é famosa por ter o espanhol mais "puro", ou seja, a melhor pronúncia de espanhol do mundo, por isso o que mais tem na cidade (depois dos bares, claro) sao as escolas de idiomas. O melhor é que isso permite que a cidade tenha pessoas de todos os países e idades, o que gera uma mescla cultural riquíssima. Além disso, também tem gente de todos os países (inclusive brasileiros) estudando nas universidades, que estao entre as mais antigas e tradicionais da europa.
- Baladas: Salamanca tem uma das maiores proporçoes de bar por pessoa do mundo! Além dos bares serem muito legais e com comida muito boa, a cidade é toda cheia de discotecas, quase sempre com decoraçoes temáticas únicas e que nunca cobram pra entrar. Daí que o esporte na cidade é "ir de tapas": ir em vários bares, bebendo e comendo uma coisinha em cada um, e terminar a noite passando por algumas das boates - nao é à toa que o pessoal aqui volta pra casa normalmente depois das 6h (até porque tem algumas que só ficam cheias às 5h da manha). E, pra quem quiser, pode sair de segunda a segunda que tem lugar pra ir (depende de quanto o sono - e o fígado - aguentam, lógico!).

Nenhum comentário: